sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Logotipo: Definição e alguns modelos desenvolvidos


Logotipo são “letras” desenhadas ou adaptadas para representar o nome da marca ou empresa podendo conter elementos gráficos de composição, algumas das vezes o elemento gráfico sozinho torna-se a principal representação da marca tornando-se um símbolo.



A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que foi popularizado no Brasil, embora tido como correto pela linguística é inadequado por designers, segundo eles não possui a necessária precisão, sendo apenas símbolo, ao logotipo.



“O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se frequentemente:a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando, na verdade, a intenção é a referência ao logotipo da Coca-Cola ou da Fiat.

Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes-Benz, quando a designação correta seria símbolo (...) Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra.

Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão.”


Fonte: Ana Luísa Escorel - emO Efeito Multiplicador do Design - Editora Senac








Nenhum comentário:

Postar um comentário